Ministrantes: Me. Adriano Gouveia Gomes dos Passos (Eng. de perfuração Sênior/Petrobras), Me. Márcio Francisco Alves de Souza (Eng. de perfuração Sênior/Petrobras) e Me. Guilherme Britto (Eng. de perfuração Sênior/Petrobras)

Carga-horária: 4 horas.

Sinopse:

A utilização da perfuração horizontal tem sido largamente utilizada na indústria do petróleo para aumento da produtividade, devido à maior área de contato do poço com o reservatório quando comparado aos poços verticais tradicionais. Contudo, os poços horizontais possuem uma relação mais complicada com o reservatório em relação a uma série de parâmetros que se deve analisar em função do dimensionamento do poço, tais como: permeabilidades absolutas, anisotropia de permeabilidades, espessura permeável do reservatório e viscosidade do óleo produzido. Nesse contexto, esse minicurso tem por objetivo mostrar os desafios na perfuração de poços horizontais (HW) de forma a entender as principais variáveis de processo que influenciam essa operação.

Por essa razão, visando preencher essa lacuna em relação aos desafios na perfuração ERW, I workshop do Programa Multidisciplinar de Recursos Humanos da ANP – PRH 55.1 traz os engenheiros Adriano Gouveia Gomes dos Passos (PETROBRAS) e Marcio Francisco Alves de Souza (PETROBRAS) com o minicurso intitulado por “Desafios na perfuração de poços ERW ”, o qual se realizará no dia 26 de novembro/2020 das 8:00 às 12 h.

 

Compartilhe!

Apoio